Operação

Cobre e ouro

A produção comercial teve início em 2007 em Alto Horizonte (GO). Atualmente, a operação da Lundin Mining – Brasil consiste na lavra a céu aberto de minérios sulfetados, planta de beneficiamento e barragem para disposição de rejeitos.

A Planta de beneficiamento foi projetada para processar minério de sulfeto de cobre a uma taxa nominal de 65.000 toneladas por dia (tpd), totalizando 24 milhões de toneladas por ano (Mtpa).

Barragem de rejeitos

É um reservatório destinado a reter resíduos sólidos e água resultantes de processos de extração de minérios. O armazenamento desses rejeitos é necessário a fim de evitar danos ambientais.

Os rejeitos são formados por uma série de minerais provenientes do processo de britagem, moagem e flotação. São minerais da própria região, isto é, fazem parte da composição das rochas locais.

A barragem da Lundin Mining – Brasil é segura e está funcionando de acordo com o projeto. Ela é construída através do método “linha de centro”. Não operamos com o método de construção a montante.

O acompanhamento e monitoramento são diários, realizados por equipe técnica especializada, e seus dados operacionais são submetidos quinzenalmente à Agência Nacional de Mineração (ANM). Sua segurança é atestada por auditores nacionais e internacionais e por órgãos reguladores competentes.

Conheça mais sobre a segurança da nossa barragem.